Claudio Miessa Rigo

Claudio Miessa Rigo

Consultor do ISAT nas áreas de Finanças e Estratégia. Sócio fundador.

Formação acadêmica

  • Formado em Cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná
  • Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná.
  • Especialista no Modelo Japonês de Administração de Negócios – Japan Productivity Center – em Tóquio, estágios nas áreas financeiras da Nippon Telegraph and Telecommunications – NTT – em Tóquio e no Ministério das Comunicações da França (PTT) – em Paris.
  • Fez o Curso Strategic Planning da International School of Information Management – em Santa Barbara, Califórnia (USA).

Experiência profissional

  • Na empresa Telecomunicações do Paraná S.A. – TELEPAR foi Diretor Econômico-Financeiro por 14 anos e Diretor de Relações com o Mercado; Diretor Tesoureiro da Cia. Telefônica de Santo Antonio da Platina e da Cia. Telefônica de Jacarezinho; Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração da Cia. Telefônica de Paranaguá COTELPA; Diretor Administrativo-Financeiro da EDITEL Listas Telefônicas S.A.; Gerente Financeiro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e é Diretor Presidente do ISAT – Instituto Superior de Administração e Tecnologia.
  • Na Universidade Federal do Paraná foi Professor, por 34 anos, de disciplinas de Administração Financeira em Cursos de Graduação e Pós Graduação (lato e strictu sensu); ocupou funções na área administrativa como docente: Coordenador do Curso de Administração, Coordenador da Área de Finanças do Departamento, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis, Membro do Colegiado do Curso de Administração.
  • É co-autor do Livro: Administração Financeira – Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010 e co-autor do Livro: Manual de Gestão Empresarial. 2ª.ed. São Paulo: Atlas, 2.006.
  • Foi Presidente do Conselho Regional de Economistas Profissionais – 6a  Região; Diretor Assessor Financeiro Pró-Música de Curitiba.
    É Acadêmico da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, Cavalheiro da Boca Maldita de Curitiba e dirigente da Associação Internacional de Lions Clubes.


Projetos em destaque

Como Executivo Financeiro e Consultor de Empresas tem trabalhado em atividades como avaliação de empresas, negociação de empresas, gestão e reestruturação financeira de empresas, planejamento financeiro, orçamento, orçamento de capital, captação de recursos junto ao BNDES, emissão de debêntures, financiamentos junto a Bancos privados internacionais, entre outras.
Como Consultor tem prestados serviços em empresas como Hugo Cini S/A Bebidas, Instituto de Pesquisas LACTEC, Supermercados Condor Super Center, Industria de Embalagens Carton,  Turfal Indústria de Produtos Agronômicos e Biológicos Ltda., Provisuale Participações Ltda., entre outras.