Como aumentar o lucro?

Como aumentar o lucro - ISAT

Quando O PAPO é lucro, até mesmo as organizações sem fins lucrativos voltam-se para ele, uma vez que para se manterem vivas, precisam ter lucro.

Afinal, todo empresário deseja otimizar a operação e maximizar o lucro.

– Será que basta aumentar o volume de vendas para que o lucro aumente?

– Ou será que aumentando o preço dos produtos garante-se maior lucratividade?

– Será que reduzir despesas é o suficiente para aumentar o lucro?

– Ou ainda, será que negociar preço e prazo com fornecedores é suficiente para aumentar o lucro?

Como aumentar o lucro - Dinheiro ISAT
Como aumentar o lucro – Dinheiro ISAT

Existem infinitos Serás que…..

Estas e outras tantas questões vêm à tona toda vez que pensa em alternativas para aumentar o lucro de uma empresa, mas a verdade é que se fosse tão fácil assim, as empresas não teriam dificuldades financeiras, bastaria que adotassem uma ou outra destas medidas e o problema estaria resolvido.

– Aumentar o volume de vendas por exemplo, nem sempre é possível em função do das condições de mercado, ou pelos clientes já se encontrarem no limite de suas necessidades e capacidade de compra, e mesmo que possível fosse, existiria um limite. O lucro não depende apenas do aumento de vendas, mas sim, de uma série de variáveis, dentre as quais, vendas e despesas são as principais e o resultado do confronto entre ambas é o que simplificadamente chamamos de lucro.

– O preço, embora seja elástico e possibilite variações, deve seguir a prática de mercado, uma vez que o aumento em proporções muito acima da prática de mercado, possa causar a perda de clientes, salvo em casos específicos em a empresa é fornecedora exclusiva do produto/serviço, coisa rara nos dias atuais.

– Reduzir as despesas é sempre uma alternativa correta e que depende em sua maioria, de ações e políticas internas da gestão. No entanto, na maioria das vezes o resultado obtido pouco reflexo causa lucro final, a não ser que seja uma ação de grande impacto, como a resultante de um bom planejamento tributário.

– A negociação com fornecedores é uma boa opção, porém, depende da flexibilidade destes em ceder no preço e/ou no prazo e do seu poder de barganha frente a eles.

Conclui-se que ações isoladas geram muito trabalho, muito descontentamento e pouco impacto no resultado. O mais recomendável é a adoção de um mix que contemple várias ações em simultâneas. Para que se possa então definir quais ações adotar, é preciso que se faça um diagnóstico completo da situação da empresa e para isso, necessário se faz  que esta disponha de um bom corpo técnico e que este não se encontre totalmente absorvido pela rotina operacional nem contaminado pelas suas políticas. Um bom diagnóstico deve abranger todas as áreas, deve ter início pelo levantamento do fluxo operacional atual, desenho do fluxograma das atividades desenvolvidas por cada área,  análise da estrutura de vendas e políticas comerciais e análise da estrutura das despesas.

Após o diagnóstico devem ser propostas as melhorias possíveis, que normalmente passam pela realização de um Planejamento Estratégico, no qual serão definidas as prioridades e políticas a serem adotadas; Elaboração de um Orçamento por Centro de Custos, contendo Receitas, Despesas e Fluxo de Caixa, Definição de novos Investimentos, indicadores de desempenho para durante a execução das medidas, servirem de parâmetros de mensuração e avaliação de desempenho.

O que acontece é que normalmente os gestores deixam-se envolverem pelo dia-a-dia no operacional da organização e quando se dão conta, o barco está afundando. É justamente para evitar que isso aconteça  que existem as consultorias, que por serem independentes, por deterem conhecimento técnico e experiência na elaboração de diagnósticos, conseguem identificar com clareza os problemas e apresentar pontualmente onde e como a empresa poderá otimizar sua operação e maximizar seu lucro.

Nós do ISAT acumulamos vasta experiência neste campo, contamos com um renomado corpo técnico atuante nas mais diversas áreas da gestão empresarial, possibilitando a você empresário, segurança, transparência, tranquilidade e a certeza de que enquanto você toca o dia a dia da empresa, nossa equipe analisará a estrutura da sua empresa, os mais diversos processos operacionais e proporá com segurança, um Plano de Ações que sem dúvida, elevará a rentabilidade de sua empresa a patamares elevados.

 

Gostou? Quer saber mais sobre o assunto? Contate-nos

Leave a comment