Uma das tarefas mais complexas da administração moderna é manter a equipe motivada e fazer com que vistam a camisa da empresa, fazendo o que for necessário para que todos mantenham-se engajados na busca do resultado final.
Ouvimos por diversas vezes proprietários de empresas e líderes dizerem que não existe mais funcionário como antigamente, aqueles que faziam suas tarefas motivadas pelo crescimento das empresas. E isso nos leva à seguinte reflexão: “O que mudou nos últimos anos que levou os lideres terem esta percepção?”
Neste artigo vamos elencar cinco coisas que mudaram e fizeram com que acontecesse uma “revolução” na administração e consequentemente uma visão distorcida da realidade.
- Avanço tecnológico
- Propagação da informação
- Empresas disruptivas
- Nova geração no mercado de trabalho
- Cultura Lifestyle no mundo.
O avanço tecnológico conectou o mundo de uma forma nunca vista antes e algumas pessoas que souberam aproveitar o momento se tornaram os novos milionários do momento, alguns jovens se tornaram financeiramente independentes antes dos seus 18 anos de idade.
Com a propagação da informação muitos professores universitários passaram a divulgar informações de forma gratuita ou em cursos rápidos de fácil acesso e baixo custo, o que possibilitou que as informações em geral passassem a estar disponíveis a todos, e isso, muitas vezes é interpretado como sendo desnecessário o conhecimento acadêmico.
Novas empresas como a UBER, Netflix, Airbnb, Amazon e todas as redes sociais mudaram a economia de forma tão rápida que grandes empresas tradicionais, não tiveram tempo de perceberem ou não tiveram tempo de se adaptarem e acabaram falindo, abrindo novas oportunidades de negócios.
Uma das coisas que mais tem impactado na liderança é a mudança de gerações, pois vivemos em um momento que a geração X (os nascidos entre 1960 e 1970) está saindo do mercado de trabalho e a estrutura atual de trabalho é composta em grande numero pela geração Z (os nascidos em 1990 até 2000).
Neste contexto de gerações entrando e saindo do mercado acontece um fenômeno que faz com que a geração atual esteja sempre liderando como duas gerações de atraso, pois os lideres em sua maioria hoje são da geração Y, mas aprenderam a gerenciar com os lideres da geração baby boomers e X que tinham prioridades e visão de mundo completamente diferente da geração Z que é a maior parte dos funcionários em atuação nas empresas no momento.
Outro grande fenômeno que mudou a forma de liderar foi a propagação da Cultura Lifestyle, que prega o viver de acordo com seus anseios, sonhos e estilo de ser.
Em resumo, tudo o que foi falado até aqui fizeram com que os funcionários atuais tivessem uma visão de mundo completamente diferente. Eles não aceitam mais a cultura de que precisam de longo período de tempo para escalar a hierarquia organizacional para passar a ser ouvido. Agora esta nova geração quer se sentir fazendo parte da organização e enxergar claramente onde pode chegar como resultado de um bom trabalho.
Agora vamos a algumas dicas para motivar e obter o melhor da sua equipe.
- Comunique os planos da empresa o tempo todo, mostrando como cada funcionário influência o alcance dos objetivos.
- Tenha um plano de cargos e salários claro e condizente com os requisitos de contratação para cada cargo
- Adote a cultura da remuneração variável através de bônus por resultado.
- Desenvolva uma cultura organizacional mais participativa onde o funcionário tenha espaço para expressar sua opinião.
Tenha um R.H forte, que desempenhe o papel de gestor integrativo e não seja apenas mais um departamento operacional.
Acredite que ainda nos dias atuais tem uma série de jovens talentos ansiosos por trabalhar em empresas organizadas e que proporcione realização pessoal e profissional. Como dizia Henry Ford: “Se você acreditar que é possível você está certo. Se acreditar que não é possível, você também está certo”.
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