Fatores para escolha do ponto de venda

Uma das tarefas difíceis da abertura de um negócio novo é a escolha do ponto no caso de lojas de varejo. 

Neste artigo eu quero propor para vocês 5 formas praticas para facilitar o processo de escolha do local em que sua loja será montada. 

A escolha do ponto comercial pode ser determinante entre o sucesso ou não do seu empreendimento, então deve sem duvidas ser uma das etapas prioritárias em seu planejamento de negócio. 

Um grande erro que os empreendores cometem  é escolher o ponto antes de uma definição claro do publico alvo, pois este deverá ser o primeiro e mais importante informação a ser levado em consideração.

Fatores para escolha do ponto de vendas - ISAT
Fatores para escolha do ponto de vendas – ISAT

 

Estes são os principais pontos que gosto de pensar para escolher um bom ponto comercial:

  • A loja é de fácil acesso: Busque escolher lojas que tenham fácil acesso sempre que estiver em ruas, busque estar no térreo. 
  • Qual o fluxo de pedestres no local: A sua loja irá sobreviver de vendas então precisa de muitas pessoas circulando no local e preferencialmente pedestres, muitos empreendedores montam lojas em locais de grande movimento de veículos porem não prestam atenção no fluxo de pedestre. 
  • Existe atividade comercial nas mediações: Preste muita atenção ao comercio local, é melhor ter uma loja em um local onde as pessoas já sabem que é área de comercio e já existe o habito de buscar estas micro regiões para fazer compras.
  • É necessário estacionamento: Nos dias atuais a maior parte da população possui carros e você precisa levar em consideração se é necessário estacionamento para facilitar o acesso as pessoas a sua loja, se for necessário você tem a opção de observar estacionamentos no local ou se existe areas de estacionamento de rua em frente a sua loja.

 

Empresas de grande porte usam sistema de geolocalização para escolher as melhores regiões para seus ponto comercial, então dependendo do publico que você deseja atender faz todo sentido estar próximo a estas grandes empresas que possuem esta pratica, pois com certeza estas empresas já estudaram a região de forma muito mais profunda do que você possa conseguir. 

Não esqueça que a escolha do ponto comercial tem que estar alinhado com os 4p´s do marketing: : ponto, produto, preço e propaganda.

Leave a comment